sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Harmonia Enlouquece - Sufoco da Vida



Aqui fica a letra da música ...

Estou vivendo No mundo do hospital
Tomando remédios De psiquiatria mental
Estou vivendo No mundo do hospital
Tomando remédios De psiquiatria mental
Haldol, Diazepam Rohypnol, Prometazina
Meu médico não sabe
Como me tornar Um cara normal
Me amarram, me aplicam Me sufocam
Num quarto trancado
Socorro Sou um cara normal Asfixiado
Minha mãe, meu irmão Minha tia, minha tia
Me encheram de drogas De levomepromazina
Ai, ai, ai Que sufoco da vida Sufoco louco
Tô cansado De tanta Levomepromazina
Ai, ai, ai Que sufoco da vida Sufoco louco
Tô cansado De tanta Levomepromazina


Esta música advém de um projecto denominado de "Convivendo com a Música" desenvolvido pelo Centro Psiquiátrico do Rio de Janeiro. Este apresenta como divisa "(...) oferecer um espaço onde os sujeitos envolvidos pudessem vivenciar diversas atividades sonoras musicais, dando lugar à expressão, à criatividade e à comunicação (...)"

O grupo Harmonia Enlouquece, é formado por doentes portadores de alguma patologia psiquiátrica que se encontram institucionalizados no Centro Psiquiátrico do Rio de Janeiro e por profissionais de saúde nomeadamente terapeutas.

Dando corpo e voz aos desvaneios musicais, este grupo já conseguiu alcançar alguns dos seus grandes objectivos, como também, incorporar o cd da famosa telenovela "Caminho das Índias".

Enalteço este tipo de iniciativas, pois pelo encanto e envolvência da música, consegue-se criar laços terapêuticos de grande estima que com certeza irão contribuir para uma melhoria do bem estar dos doentes. Neste seguimento, também a imagem do doente psiquiátrico inútil, maluco e sem objectivos começa a "cair por terra". De facto, estes para além da doença que são portadores apresentam histórias de vida e qualidades que deverão ser fomentadas.

E agora...

Lanço um desafio aos poucos leitores do Pensar em Saúde Mental: Como imaginam o quotidiano do doente psiquiátrico institucionalizado? Coloquem-se na cabeça de um e descrevam o que acham que iriam sentir, viver, experienciar (...) não é necessário que se identifiquem o importante é participarem neste desafio. Pelo qual agradeço desde já.


Mais Informação em:http://www.harmoniaenlouquece.com.br

6 comentários:

  1. Boa tarde Girassol

    Quero, antes de mais, enaltecer o trabalho aqui exposto e desenvolvido. Tenho a certeza que o presente blog - "Pensar em Saúde Mental" - se reveste de uma enorme importância para a progressiva introdução do doente do foro mental na nossa actual sociedade. Irá sem dúvida prestar um enorme contributo nesse sentido!

    Com os melhores cumprimentos

    Enfº Carlos

    ResponderEliminar
  2. Joana Figueiredonovembro 22, 2009

    Uma seca...coitados sempre fechados em quatro paredes!

    É a minha perspectiva!

    ResponderEliminar
  3. Boa Noite!

    Antes de mais gostava de lhe dizer que gostei muito do que escreveu Girassol.

    Espero que continue a escrever e da forma que escreve sobre este tema.
    Relativamente à questão que colocou...Não penso que seja uma "seca" mas... agradável nao deve ser!:)

    ResponderEliminar
  4. Olá Girassol!

    Gostei mt do teu blogue! Continua!
    N te posso responder ao desafio pq ñ conheço a realidade dos hospitais onde estão estes doentes... mas axo q os profissionais que trabalham lá conseguem dar alguma alegria e qualidade de vida aos doentes.

    ResponderEliminar
  5. Olá Girassol! =)

    Ao pé do teu, o meu blog não é nada... É preciso mais gente a olhar para este tema com outros olhos. Continua!

    Levei emprestado para o Aprendisses e dei o devido crédito.

    =)

    ResponderEliminar
  6. Olá a todos os Girassois. Bem hajam pelas vossas mensagens na defesa de principios que, antes de mais são humanitários. Apelar à sensibilização para a não discriminação é, tão só, defender a igualdade entre pessoas. Gostava que o interesse por estas matérias fosse mais longe. Devemos ser exigentes quando se trata de valores básicos da nossa civilização. Como sabem está em curso uma das maiores reformas do sistema de cuidados em psiquiatria e saúde mental. Gostaria de apelar à vossa capacidade de pesquisa da informação para estarem atentos aos desenvolvimentos da implementação do plano nacional de saúde mental, que está, de alguma forma, a arredar os enfermeiros de terme um papela activo na implementação de melhores cuidados às pessoas com problemas de saúde mental. Estejam atentos!! Parabéns pela inciativa!!
    Luís Sá

    ResponderEliminar